BULA ESPORTIVA
Ciências do Exercício e do Esporte, Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação


Atividade física
Qualquer movimento que fazemos com o nosso corpo que gasta mais energia do que quando estamos parados.
Exercício
Atividade física planejada, estruturada, repetitiva e intencional, com o objetivo de manter ou melhorar um ou mais componentes da aptidão física (ex: força, resistência, flexibilidade, composição corporal).
Esporte
Forma específica de exercício que envolve competição, regras institucionalizadas e objetivos de desempenho, podendo ser individual ou coletiva, amadora ou profissional.
Exercício funcional
É um tipo de treino focado em movimentos que imitam as atividades do dia a dia (como agachar para pegar algo, levantar, empurrar, puxar ou girar) ou os movimentos específicos de um esporte. A palavra "funcional" significa que ele tem uma função prática na sua vida.
Alongamento
Movimento com objetivo de alongar músculos e tendões, levando as articulações geralmente aos seus extremos do arco de movimento (flexão ou extensão). Pode ser feito sozinho (ativo) ou com auxílio (passivo), parado (estático) ou com movimentos repetitivos e controlados (dinâmico).
Core
Significa, literalmente, "núcleo" ou "centro" em inglês. Na anatomia e no exercício, o core se refere a um grupo de músculos, superficiais e profundos, que ficam na região central do nosso corpo: abdome, lombar, quadris e assoalho pélvico.
Postura
A postura é a organização do nosso esqueleto e músculos para que o corpo consiga manter o equilíbrio e a estabilidade com o menor gasto de energia possível, distribuindo o peso de forma correta sobre as articulações (pés, joelhos, quadris e coluna). É o posicionamento do corpo no espaço, seja quando estamos parados (postura estática, como sentar ou ficar em pé) ou quando estamos em movimento (postura dinâmica, como caminhar ou correr).
Força muscular
É a capacidade de um músculo ou grupo de músculos de gerar tensão para vencer uma resistência (como um peso, a gravidade ou a resistência de outro músculo) ou para se opor a ela.
Resistência muscular
É a capacidade de um músculo ou grupo muscular de gerar força repetidamente ou de manter uma contração por um longo período de tempo sem entrar em fadiga (cansaço).
Amplitude de movimento
É o quanto uma articulação consegue se mover. Pode ser medida em graus com um goniômetro.
Flexibilidade
É a qualidade física que permite que os músculos, tendões e articulações se movam e se estiquem através da maior amplitude de movimento possível, sem sentir dor ou causar lesão.
Fibra muscular
É o nome da célula que forma o tecido muscular. Imagine que o músculo é um cabo grosso. A fibra muscular é cada fiozinho individual que compõe esse cabo.
Aquecimento
Conjunto de exercícios leves para preparar o corpo e a mente para uma atividade mais intensa.
Neuromuscular
Treino neuromuscular é um tipo de treinamento focado em melhorar a comunicação e a coordenação entre o cérebro/nervos e os músculos. O objetivo principal não é apenas deixar o músculo mais forte, mas sim ensiná-lo a ser mais eficiente, rápido e preciso sob o comando do sistema nervoso.
Lesão
É qualquer alteração, dano ou anormalidade que ocorre em um tecido, célula, órgão ou estrutura do corpo. É um termo geral para machucado ou dano físico.
Dor
É uma sensação desagradável e uma experiência emocional que está ligada a um dano real ou potencial (possível) em algum tecido do corpo. É um alerta do seu sistema nervoso, dizendo que algo está errado ou pode se machucar.
Contração muscular concêntrica
É o tipo de contração onde o músculo se encurta (fica menor) enquanto gera força para mover uma carga.
Contração muscular excêntrica
É o tipo de contração onde o músculo se alonga (volta ao seu tamanho normal) enquanto gera força para controlar e frear a velocidade de uma carga.
Contração muscular isométrica
É o tipo de contração onde o músculo gera força ou tenta mover uma carga, mas o seu comprimento não muda (o músculo nem encurta, nem alonga).
Tenorrafia
É um procedimento cirúrgico que significa a sutura ou o reparo de um tendão que foi rompido ou lesionado.
-teno: relativo ao tendão;
-rrafia: significa sutura, reparo cirúrgico.
Tenodese
É um termo cirúrgico que significa a fixação (travar ou prender de forma permanente) de um tendão a um osso.
-teno : relativo ao tendão;
-desis: significa fusão, fixação ou amarração cirúrgica.
Avulsão
É o ato de arrancar ou separar uma parte do corpo de forma violenta, súbita e não natural, geralmente causada por um trauma ou acidente.
Pisada pronada
Refere-se à maneira como o pé toca o chão e se apoia durante a caminhada, corrida ou até mesmo quando está parado. Na pisada pronada, o pé cai para dentro (em direção ao dedão) no momento do apoio.
Pisada supinada
Refere-se à maneira como o pé toca o chão e se apoia durante a caminhada, corrida ou até mesmo quando está parado. Na pisada supinada, o pé cai para fora (em direção ao dedo mindinho) no momento do apoio.
Contração muscular isocinética
É um tipo de contração onde o músculo gera força, mas a velocidade do movimento da articulação é mantida constante e igual (iso = igual, cinética = movimento/velocidade) durante toda a amplitude de movimento.